Carros vão detectar emoções

Uma companhia de tecnologia com o nome de Affectiva desenvolveu um avançado sofware de reconhecimento facial que pode ser usado pelos carros do futuro.

O director da empresa, Abdelrahman Mahmoud, contou que os veículos serão capazes de detectar emoções dos condutores e prontificarem-se a acalmá-los ou alertá-lo quando estiverem distraídos.

Utilizando esta tecnologia em veículos autónomos, o reconhecimento facial pode trabalhar para adequar o momento em que o carro deve tomar controlo caso o condutor humano não apresente condições emocionais para o conduzir. O carro poderá até sugerir um percurso quando o condutor se mostrar confuso com o caminho.

A Affectiva desenvolveu o seu sistema utilizando uma câmara frontal de um smartphone capaz de identificar 33 marcas faciais diferentes. O sistema conseguiu aprender mais de cinco milhões de expressões faciais e é agora capaz de determinar qual a emoção que a pessoa expressa na sua face. Até sete emoções podem ser identificadas, incluindo surpresa, alegria ou medo.

A empresa revelou que está a trabalhar com fabricantes automóveis da Alemanha e Japão para introduzir  a tecnologia na estrada e deverá lançar um protótipo em 2018.  

Em destaque